O era um réptil pré-histórico com características notáveis, conforme detalhado pelo paleontólogo responsável pela pesquisa. Estima-se que o animal pudesse pesar cerca de 60 kg e atingir 2,5 metros de altura.
Um dos aspectos mais importantes é a sua mandíbula delgada, que, segundo o pesquisador, reforça a hipótese de que este era um caçador ágil. Essa agilidade permitia que ele realizasse “movimentos rápidos e precisos para agarrar suas presas”.
O réptil também possuía um pescoço relativamente longo em relação ao seu porte e seu dorso era revestido por osteodermos. Essas placas ósseas funcionam como uma armadura natural, semelhante às encontradas em jacarés e crocodilos modernos.
A identificação de uma nova espécie
A descoberta do seguiu um rigoroso processo de pesquisa. Após a coleta dos fósseis e o transporte para o centro de pesquisa, o paleontólogo Rodrigo iniciou o trabalho de preparação em laboratório.
Essa etapa envolveu “banhos em soluções com ácido” e a utilização de “marteletes pneumáticos” para a remoção da rocha que envolvia o material fóssil.
Posteriormente, a equipe de pesquisadores realizou a comparação das características de cada elemento ósseo com as de outros fósseis conhecidos. Foi por meio dessa análise comparativa que eles constataram que se tratava de algo novo, diferente de qualquer espécie catalogada, segundo Temp Müller.
O passo seguinte foi encaixar a nova descoberta na árvore evolutiva dos répteis.
Locomoção e o significado do nome
Os pesquisadores estimam que o era um animal quadrúpede, ou seja, se deslocava apoiado nas quatro patas. Essa estimativa é baseada no fato de que seus parentes próximos também apresentavam esse tipo de locomoção.
O nome científico do réptil, , possui um significado profundo e regional, conforme explicado no documento divulgado.
-
Tainrakuasuchus: É o resultado da união de duas palavras em guarani – (“dente”) e (“pontudo”) – combinadas com a palavra grega (“crocodilo”).
-
bellator: É um epíteto de origem latina que significa “guerreiro” ou “lutador”.
O paleontólogo explica que a escolha do epíteto é uma homenagem ao povo do Rio Grande do Sul.
