BIOLÓGICA - ALAPOS CIÊNCIA E NOTÍCIAS

biologica_alapos_hepatiteb_dralusianeborges_cursodeasb_cursotsb_ hepatitec.jpg

Descobertos 19 novos subtipos de vírus da hepatite C, aumentando

ainda mais a classificação do vírus

Por: Dra Lusiane Borges

 

O vírus da hepatite C é atualmente classificado em 8 genótipos e 86 subtipos, mas um novo estudo descobre a existência de mais 19 subtipos do vírus, totalizando assim 105 subtipos de HCV.

Dentro de cada genótipo existem diferentes subtipos do vírus. Um subtipo é quando existem diferencias de ao menos 85% na sequência do vírus.

 

O objetivo do estudo foi caracterizar novos subtipos do vírus da hepatite C e investigar o impacto de subtipos no resultado do tratamento.  Foram incluídos no estudo 14.653 pacientes tratados com sofosbuvir.

 

Para a maioria dos pacientes, um subtipo específico poderia ser atribuído com base em uma relação genética próxima aos subtipos descritos anteriormente. 

 

No entanto, para 19 pacientes, novos subtipos foram identificados com menos de 85% de homologia em comparação com os subtipos descritos anteriormente.

 

Estes novos subtipos tinham os seguintes genótipos; 9 novos subtipos no genótipo 2; 5 no genótipo 4, 2 no genótipo 6 e um nos genótipos 1, 3 e 5.

 

Apesar da presença de polimorfismos nas posições de substituições associadas à resistência (RAS), 18 dos 19 pacientes com subtipos diferentes entre os tratados com sofosbuvir obtiveram a cura.

 

Concluem os autores que dezenove novos subtipos do vírus da hepatite C foram identificados, sugerindo uma diversidade genética ainda maior de subtipos de HCV do que previamente reconhecido.

 

Fontes:

 

dralusianeborges.JPG

Biomédica e Especialista em Microbiologia - UNIFESP; Cirurgiã-dentista – UMESP, São Paulo.Pós-Graduada em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção – UNIFESP/EPM; MBA em Esterilização – INESP, São Paulo; Docente do Centro de Pós-Graduação em Saúde do Hospital Albert Einstein desde 2010. Coordenadora dos Cursos de Auxiliar e Técnicos e Saúde Bucal – APCD e ABO desde 2001; Autora do Livro “ASB e TSB Formação e Prática da Equipe Auxiliar”, Ed Elsevier,2014, Representante da OSAP (Organization for Safety, Asepsis and Prevention) - EUA no Brasil desde 2009 e Coordenadora Científica da FOLA (Federação Odontológica Latino-americana) 2015-2021.