A Amazônia é um bioma de características superlativas. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, ela é considerada a maior floresta tropical do mundo, o maior bioma brasileiro e o berço da maior biodiversidade entre as florestas tropicais do planeta.
Com uma área que alcança aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia ocupa cerca de 40% do território da América do Sul. Se fosse uma nação independente, a floresta estaria classificada como o sétimo maior país do mundo em tamanho.
Distribuição geográfica e o Dia da Amazônia
A floresta amazônica abrange nove países sul-americanos: Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, além do Brasil.
O Dia da Amazônia é comemorado anualmente em 5 de setembro. Esta data tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de preservação do ecossistema e marca o reconhecimento de seus contornos, ocorrido em 5 de setembro de 1850, com a criação da Província do Amazonas pelo imperador brasileiro Dom Pedro II.
A hipótese da origem da Amazônia
Entender como a floresta se formou é crucial para sua conservação. Sua origem é um tema de longos estudos. Uma das hipóteses mais debatidas, segundo um artigo publicado na revista científica “Science”, sugere que o asteroide que atingiu a Terra no final do período Cretáceo, e que teria causado a extinção dos dinossauros, também pode ter sido o ponto inicial para o surgimento das atuais florestas tropicais na América do Sul.
