O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, anunciou no dia 4 de novembro, durante o evento COP30 Business & Finance Fórum, em São Paulo, que a proposta do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) está sendo bem recebida pelos demais países. A iniciativa é um mecanismo prático para a sustentabilidade das florestas tropicais.
Segundo Haddad, as manifestações de apoio de nações que participarão da COP30 indicam que 2026 pode ser um ano frutífero para angariar os primeiros recursos.
Funcionamento e impacto financeiro do TFFF
Haddad explicou que o fundo tem um modelo operacional específico: ele capta recursos com uma taxa de juro baixa e os empresta com uma taxa maior. O lucro, resultante dessa diferença, será usado para remunerar por hectare as florestas tropicais preservadas nos países que aderirem à proposta e se comprometerem a combater o desmatamento.
Gustavo Souza, diretor de políticas públicas da Conservation International, avalia que os aportes do TFFF têm o potencial de gerar um investimento anual de 2 bilhões de dólares apenas na Amazônia. O diretor aponta que, segundo o Banco Mundial, há uma lacuna de financiamento de 7 bilhões de dólares por ano na Amazônia. Nos últimos dez anos, a ajuda internacional, a filantropia e o setor privado cobriram apenas cerca de 10% desse valor.
Com a implementação do TFFF, Souza acredita que os investimentos na região seriam triplicados. Esse aumento é crucial para garantir que a conservação florestal prevaleça sobre modelos de desenvolvimento predatórios, dando aos países detentores de florestas tropicais a capacidade de preservar e manejar suas matas no longo prazo.
Países envolvidos e apoio de celebridade
Até o momento, seis países com florestas tropicais integram a iniciativa, incluindo o Brasil: Colômbia, Gana, República Democrática do Congo, Indonésia e Malásia.
Cinco países potencialmente investidores também participam do processo de fundação do mecanismo: Alemanha, Emirados Árabes Unidos, França, Noruega e Reino Unido.
O ator e ativista ambiental norte-americano Leonardo DiCaprio demonstrou apoio ao fundo. Em 4 de novembro, ele postou um vídeo em suas redes sociais oficiais, chamando a atenção dos líderes globais para a COP30 no Brasil e ressaltando a importância da preservação das florestas tropicais, especialmente a Amazônia. DiCaprio finalizou sua mensagem pedindo que os líderes mundiais contribuam com os sistemas florestais que dão suporte à vida no planeta, apoiando as comunidades indígenas e locais na preservação ambiental, pois “nosso futuro depende disso”.
